quarta-feira, 11 de junho de 2008

Conhecimento

Picasso procurou mostrar em suas imagens o caminho do verdadeiro conhecimento, interpretando o mundo de diferentes maneiras e o mais importante, transformando a realidade.

Dá-se o nome de conhecimento à relação que se estabelece entre um sujeito (aquele que pensa, com uma conciência, o homem) e um objeto (aquilo que é exterior a nós, no caso de Picasso, a tela).
Para produzir suas obras, Picasso usava a razão (forma de conhecimento mediato, por meio de conceitos e argumentações) e a intuição (forma de conhecimento imediato, feito sem intermediários, um pensamento presente ao espírito).
O conhecimento pode ser concreto, quando o sujeito estabelece uma relação com um objeto material que pode ser observado. Pode ser também abstrato quando estabelece uma relação com uma idéia, símbolos, crenças, sentimentos que não podemos comprovar materialmente.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

História da vida do artista

  • Uma criança talentosa:

Picasso nasceu em uma familia de artista, e dizem que aprendeu a desenhar antes de aprender a falar. Seu primeiro professor foi seu pai, José, que incentivou o talento de seu filho. Picasso frequentou escolas de arte em Barcelona e Madri. Aos 18 anos já começou a desafiar os critérios artísticos estabelecidos e a fazer amizade com jovens artistas e escritores da vanguarda.


  • Paris:

A primeira exposição de Picasso aconteceu no Els Quatre Gats, em 1900. Um de seus trabalhos foi escolhido para o Pavilhão Espanhol da Exposição Universal de Paris, no final do mesmo ano. Paris era então o centro da arte européia. Picasso e seu amigo Carlos Casagemas decidiram que era hora de verem Paris como seus próprios olhos.

  • Período Azul:

Picasso viveu entre Paris e Barcelona de 1901 a 1904. Durante esse tempo, ele começou a pintar mais e mais em tons de azul, e escolhia temas melancólicos, como pobreza, opressão e solidão. Tinha encontrado um estilo e uma voz próprios. Essas pinturas pertencem ao que ficou conhecido como Período Azul de Picasso.

  • Período Rosa:
Em 1904, Picasso voltou a Paris e, a partir dessa época, passou a viver na França, retornando raramente a seu pais. Alugou um estúdio em um quarteirão muito simples de Montmartre, que Max Jacob apelidou de Lavanderia Flutuante. Lá ele conheceu seu primeiro grande amor, uma linda mulher chamada Fernande Olivier.
  • Influências Africanas:

Durante suas viagens à Espanha, em 1906, Picasso viu muitos exemplos de esculturas cristãs antigas e primitivas. Ficou impressionado com a sua força e com a modernidade de suas expressões. Era o começo do interesse de Picasso pela arte “primitiva” e não-européia. De volta a Paris, suas pinturas tomaram inteiramente um novo rumo.

  • Cubismo:

Em 1907, Picasso conheceu o artista francês Georges Braque. No ano seguinte, quando se reencontraram, perceberam que estavam buscando idéias parecidas: quebraram suas composições em formas geométricas para mostrar o tema de mais de um ângulo ao mesmo tempo. Juntas, eles criaram um estilo revolucionário de pintura, que logo ficou conhecido como Cubismo.

  • Cubismo sintético:

Primeiro período do Cubismo, de 1909 a 1912, é conhecido como Cubismo Analítico, porque os artistas analisavam o que viam e reinterpretavam sua estrutura. Em 1912, entretanto, Picasso e Braque começaram a colar objetos e pedaços de materiais em seus trabalhos. Este período é conhecido como Cubismo Sintético.

  • Pintando o subconciente:

Picasso permaneceu em Paris durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial. Eram tempos de depressão. Muitos de seus amigos se envolveram na luta ou tiveram de deixar a cidade. No final de 1915, a amada companheira de Picasso, Eva, morreu de tuberculose. Picasso ficou arrasado. Então, em 1917, sua vida tomou um novo rumo.

  • Novos rumos:
Mesmo diante dos atrativos de uma vida sedentária, Picasso não estava feliz. Olga o afastou de seus velhos amigos, que não se encaixavam no grupo rico e animado que ela gostava de freqüentar. Picasso se afastou cada vez mais dela. E então, em janeiro de 1927, em Paris, ele conheceu Marie-Thérèse Walter.
  • Guernica:

Em 1936, Picasso conheceu uma jovem fotografa chamada Dora Maar, que estava muito ligada aos surrealistas. Graciosa, morena e seria, ela se tornou o novo amor de Picasso. Nesse meio tempo, o trabalho de Picasso tornou-se cada vez mais atormentado, refletindo os sofridos, acontecimentos que ocorriam na Europa e, particularmente, em seu país, a Espanha.

  • Atmosfera sombria e angustiante:

A Segunda Guerra Mundial começou em 1939. os nazistas alemães invadiram e conquistaram a França, e marcharam sobre Paris. Picasso poderia ter saído da França, mas preferiu ficar. Continuou a pintar e a fazer esculturas o melhor que podia durante a guerra. Muitos de seus trabalhos dessa época têm uma atmosfera sombria e angustiante mas, ficando em Paris, Picasso se tornaria em símbolo de liberdade.

  • Últimos anos:
A convivência de Picasso e Françoise Gilot estava ficando difícil. Em 1953, quando relacionamento deteriorou de vez, ela o deixou. Picasso, que estava com 71 anos, ficou arrasado. Nenhuma mulher o havia deixado antes. Era sempre ele quem as abandonava. No ano seguinte, entretanto, ele conheceu Jacqueline Roque que, depois tornou-se sua Segunda esposa.